Identificar a dívida técnica auto-admitida no código-fonte é um dos desafios presentes no desenvolvimento de software contemporâneo. Essa dívida reflete compromissos na qualidade do código, frequentemente decorrentes de decisões de design ou implementação tomadas rapidamente e de forma temporária. O FindDT é uma ferramenta de Machine Learning desenvolvida para identificar dívida técnica Auto-Admitida em código-fonte.
Baseando-se em um trabalho prévio disponível no GitHub (Li, Soliman e Avgeriou, 2022), a ferramenta utiliza um modelo pré-treinado e uma base de dados extraída desse trabalho como ponto de partida. Além disso, foi desenvolvido um modelo adicional utilizando SVM (Support Vector Machine) para identificação dos diferentes tipos de dívida técnica. Usando 80% da base de dados para o treinamento e 20 % para teste o modelo SVM atingiu uma Accuracy de 65% e um F1-Score de 64.13%.
Utiliza um modelo CNN pré-treinado para analisar os comentários e identificar possíveis áreas de dívida técnica no Código-Fonte
Aplica um modelo SVM para classificar os diferentes tipos de dívida técnica encontrados, como código complexo, falta de documentação, entre outros.
Gera relatórios detalhados sobre a localização, natureza e gravidade da dívida técnica identificada, facilitando o planejamento e a priorização das atividades de refatoração
Para acessar o relatório completo da Plataforma Code Debt e da Ferramenta FindDT, clique no botão abaixo para fazer o download.
Nós desenvolvemos um tutorial sobre como usar a ferramenta, explicando passo a passo seu funcionamento, bem como fazer o download gratuito dos modelos pré-treinados e do dataset utilizado.
Li, Y.; Soliman, M. e Avgeriou, P. (2022). Identifying Self-Admitted Technical Debt in Issue Tracking Systems Using Machine Learning. Empirical Software Engineering, v. 27, n. 131.