ITACOATIARA

Itacoatiara está localizada na Região do Médio Amazonas, distante 170 km de Manaus em linha reta e com uma população de mais de 90.000 habitantes, sendo o 3º mais populoso do estado e com grade destaque na produção agropecuária, piscicultura e madeireira, além de ser um importante centro cultural, com eventos de grande dimensão no país - como o Festival da Canção (FECANI). Como o município abrange tanto a rede urbana e rural do Estado do Amazonas, torna-se uma boa solução para os problemas logísticos da capital, já que o acesso para a capital e aos outros sete municípios da Região Metropolitana de Manaus, pode ser feito tanto via terrestre quanto fluvial. Devido à proximidade da capital Manaus, o município de Itacoatiara apresenta grande potencial para criação de um centro regional de tecnologia e pesquisa em Computação, uma vez que existe grande carência na área de TI, com soluções em software que atendam às necessidades locais, como: turismo, saúde, cultura, educação e comércio.

foto da orla da cidade de itacoatiara
foto da igreja matriz da cidade de itacoatiara
foto do pôr do sol da cidade de itacoatiara
foto do tunel de arvore da cidade de itacoatiara

ICET

A interiorização da UFAM, no município de Itacoatiara, começou a dar seus primeiros passos no ano de 1991, com a instalação do Campus Avançado de Itacoatiara, que desenvolvia capacitação dos professores da rede pública de ensino por meio de contratos e convênios entre a Universidade, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Devido à ausência de prédio próprio o Campus Avançado utilizava-se da infraestrutura de prédios públicos locais, este modelo perdurou durante anos e formou várias turmas dos cursos de Pedagogia, Geografia, História, Ciências Naturais, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Administração.

O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel foi criado em 25 de novembro de 2005, para atender a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara.

Em 2006, a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara foi criada para oferecer cursos nas áreas de Ciências Exatas e Tecnologia, inicialmente com quatro cursos de Bacharelado: Engenharia de Produção, Química Industrial, Farmácia e Sistemas de Informação e dois cursos de Licenciatura: Ciências: Matemática e Física e Ciências: Química e Biologia. Em 2010, foi aprovada a criação do curso de Engenharia de Software. Em 2012, iniciaram os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Agronomia, além do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, em nível de mestrado, com caráter multidisciplinar. Em 2007, a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara passou a se chamar Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), como parte do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior. Seus objetivos são formar profissionais qualificados e promover a geração de conhecimento científico e tecnológico em áreas prioritárias como tecnologia, educação e saúde, visando contribuir para o desenvolvimento do interior do estado.

O ICET se propõe como uma instituição educacional e estratégica voltada para a produção de conhecimento que atenda às necessidades locais, visando formar profissionais competentes para o desenvolvimento social e tecnológico. A Educação busca conscientizar os cidadãos sobre seu papel na sociedade, promovendo avanços tecnológicos e científicos embasados em valores humanísticos e éticos. Paralelamente, os sistemas computacionais desempenham um papel cada vez mais significativo em diversas atividades humanas.

montagem com 4 fotos do icet/ufam

CURSOS DO ICET

O campus Itacoatiara oferece os seguintes cursos de graduação: Agronomia, Farmácia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Química Industrial, Pedagogia, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Os dois últimos cursos são da área da Computação e serão abordados com mais detalhes.

Para mais informações sobre os cursos oferecidos pelo ICET, acesse a página oficial da Instituição. Lá, você encontrará detalhes sobre cada curso, incluindo currículo, corpo docente, infraestrutura e muito mais. Explore o site para obter informações abrangentes e atualizadas sobre as oportunidades educacionais disponíveis no Instituto.

FORMAS DE INGRESSO

Para ingressar na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) os interessados podem participar de três opções de processos seletivos: Processo Seletivo Contínuo (PSC), Processo Seletivo do Interior (PSI) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Consulte sempre o site da Comissão Permanente de Concursos (COMPEC), da UFAM, pois os Editais são publicados neste site.

PSC

O Processo Seletivo Contínuo (PSC) é forma de ingresso na UFAM com a seleção feita em forma de avaliação seriada aos estudantes das três séries do Ensino Médio. Os pontos são acumulativos e as inscrições devem ser renovadas anualmente.

SiSU

No caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a seleção obedece o edital próprio do sistema definido pelo Ministério da Educação (MEC), que classifica os candidatos pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

PSI

O Processo Seletivo Interior (PSI) acontece na forma de um vestibular tradicional, mas com a finalidade de preenchimento de vagas para as unidades da UFAM localizadas nos municípios do interior do Amazonas (Itacoatiara, Parintins, Coari, Benjamin Constant e Humaitá)

ENGENHARIA DE SOFTWARE

O curso de Bacharelado em Engenharia de Software visa atender a demanda na geração de recurso humano, com habilidade de contribuir para analisar, projetar e desenvolver novas tecnologias de software. E assim permitir o progresso e inovação na produção de ciência e tecnologia. Abaixo, iremos informar alguns dados do curso.

IDENTIDADE

Nome: Engenharia de Software
Grau: Bacharelado
Turno: Diurno
Duração: 4,5 anos

Função: Projetar e guiar o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que atendam aos requisitos e cumpram as funções determinadas.

• Ciência da Computação
• Matemática
• Engenharia de Produção

O profissional irá projetar, testar e fazer manutenção de softwares, sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Número de Vagas Anuais: 50
Turno de Funcionamento: Diurno
Integralização do Curso: 4,5 anos
Titulação: Bacharel em Engenharia de Software
Carga Horária Total: 3.200 horas

FORMAÇÃO

Ciência da Computação
Matemática
Engenharia de Produção

BENEFÍCIOS DO CURSO PARA A SOCIEDADE

Os produtos de software têm ajudado a sociedade quanto à eficiência e à produtividade. Eles permitem solucionar problemas de forma mais eficaz e fornecem um ambiente muitas vezes, mais seguro, mais flexível e mais aberto.

COMPETÊNCIAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação visa atender a demanda de profissionais capazes de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução de problemas organizacionais e sociais, além de serem responsáveis por administrar os sistemas de informação das organizações, planejar e gerenciar a infraestrutura dos bens tecnológicos, bem como desenvolver e evoluir sistemas para uso em processos organizacionais. Abaixo, iremos informar alguns dados do curso.

IDENTIDADE

Nome: Sistemas de Informação
Grau: Bacharelado
Turno: Noturno
Duração: 5 anos

Função: Responsável por desenvolver e administrar programas informatizados de armazenamento e compartilhamento de dados. Sua missão consiste em organizar e garantir acesso à informação para todos os departamentos de uma empresa.

• Ciência da Computação
• Matemática
• Administração

O profissional trabalha com a parte administrativa dos sistemas computacionais.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

Número de Vagas Anuais: 50
Turno de Funcionamento: Noturno
Integralização do Curso: 5 anos
Titulação: Bacharel em Sistemas de Informação
Carga Horária Total: 3.015 horas

FORMAÇÃO

Ciência da Computação
Matemática
Administração

BENEFÍCIOS DO CURSO PARA A SOCIEDADE

Os Sistemas de Informação e as Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações representam, para a sociedade, potenciais ganhos de eficiência no uso de recursos, com impactos na produtividade e na competitividade das empresas e do país em geral, em um cenário nacional e internacional cada vez mais globalizado e competitivo.

COMPETÊNCIAS

APOIADORES DO PROJETO