ITACOATIARA
Itacoatiara está localizada na Região do Médio Amazonas, distante 170 km de Manaus em linha reta e com uma população de mais de 90.000 habitantes, sendo o 3º mais populoso do estado e com grade destaque na produção agropecuária, piscicultura e madeireira, além de ser um importante centro cultural, com eventos de grande dimensão no país - como o Festival da Canção (FECANI). Como o município abrange tanto a rede urbana e rural do Estado do Amazonas, torna-se uma boa solução para os problemas logísticos da capital, já que o acesso para a capital e aos outros sete municípios da Região Metropolitana de Manaus, pode ser feito tanto via terrestre quanto fluvial. Devido à proximidade da capital Manaus, o município de Itacoatiara apresenta grande potencial para criação de um centro regional de tecnologia e pesquisa em Computação, uma vez que existe grande carência na área de TI, com soluções em software que atendam às necessidades locais, como: turismo, saúde, cultura, educação e comércio.




ICET
A interiorização da UFAM, no município de Itacoatiara, começou a dar seus primeiros passos no ano de 1991, com a instalação do Campus Avançado de Itacoatiara, que desenvolvia capacitação dos professores da rede pública de ensino por meio de contratos e convênios entre a Universidade, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Devido à ausência de prédio próprio o Campus Avançado utilizava-se da infraestrutura de prédios públicos locais, este modelo perdurou durante anos e formou várias turmas dos cursos de Pedagogia, Geografia, História, Ciências Naturais, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Administração.
O Campus Universitário Moysés Benarrós Israel foi criado em 25 de novembro de 2005, para atender a demanda de ensino superior dos municípios de Autazes, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará, Urucurituba e a sede Itacoatiara.
Em 2006, a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara foi criada para oferecer cursos nas áreas de Ciências Exatas e Tecnologia, inicialmente com quatro cursos de Bacharelado: Engenharia de Produção, Química Industrial, Farmácia e Sistemas de Informação e dois cursos de Licenciatura: Ciências: Matemática e Física e Ciências: Química e Biologia. Em 2010, foi aprovada a criação do curso de Engenharia de Software. Em 2012, iniciaram os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Agronomia, além do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, em nível de mestrado, com caráter multidisciplinar. Em 2007, a Unidade Acadêmica Permanente de Itacoatiara passou a se chamar Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), como parte do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior. Seus objetivos são formar profissionais qualificados e promover a geração de conhecimento científico e tecnológico em áreas prioritárias como tecnologia, educação e saúde, visando contribuir para o desenvolvimento do interior do estado.
O ICET se propõe como uma instituição educacional e estratégica voltada para a produção de conhecimento que atenda às necessidades locais, visando formar profissionais competentes para o desenvolvimento social e tecnológico. A Educação busca conscientizar os cidadãos sobre seu papel na sociedade, promovendo avanços tecnológicos e científicos embasados em valores humanísticos e éticos. Paralelamente, os sistemas computacionais desempenham um papel cada vez mais significativo em diversas atividades humanas.

CURSOS DO ICET
O campus Itacoatiara oferece os seguintes cursos de graduação: Agronomia, Farmácia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Química Industrial, Pedagogia, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Os dois últimos cursos são da área da Computação e serão abordados com mais detalhes.

Para mais informações sobre os cursos oferecidos pelo ICET, acesse a página oficial da Instituição. Lá, você encontrará detalhes sobre cada curso, incluindo currículo, corpo docente, infraestrutura e muito mais. Explore o site para obter informações abrangentes e atualizadas sobre as oportunidades educacionais disponíveis no Instituto.
FORMAS DE INGRESSO
Para ingressar na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) os interessados podem participar de três opções de processos seletivos: Processo Seletivo Contínuo (PSC), Processo Seletivo do Interior (PSI) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Consulte sempre o site da Comissão Permanente de Concursos (COMPEC), da UFAM, pois os Editais são publicados neste site.
PSC
O Processo Seletivo Contínuo (PSC) é forma de ingresso na UFAM com a seleção feita em forma de avaliação seriada aos estudantes das três séries do Ensino Médio. Os pontos são acumulativos e as inscrições devem ser renovadas anualmente.

SiSU
No caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a seleção obedece o edital próprio do sistema definido pelo Ministério da Educação (MEC), que classifica os candidatos pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

PSI
O Processo Seletivo Interior (PSI) acontece na forma de um vestibular tradicional, mas com a finalidade de preenchimento de vagas para as unidades da UFAM localizadas nos municípios do interior do Amazonas (Itacoatiara, Parintins, Coari, Benjamin Constant e Humaitá)

ENGENHARIA DE SOFTWARE
O curso de Bacharelado em Engenharia de Software visa atender a demanda na geração de recurso humano, com habilidade de contribuir para analisar, projetar e desenvolver novas tecnologias de software. E assim permitir o progresso e inovação na produção de ciência e tecnologia. Abaixo, iremos informar alguns dados do curso.
IDENTIDADE

Nome: Engenharia de Software
Grau: Bacharelado
Turno: Diurno
Duração: 4,5 anos


Função: Projetar e guiar o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que atendam aos requisitos e cumpram as funções determinadas.

• Ciência da Computação
• Matemática
•
Engenharia de Produção

O profissional irá projetar, testar e fazer manutenção de softwares, sistemas, jogos, aplicativos e plataformas digitais.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
•Número de Vagas Anuais: 50
•Turno de Funcionamento: Diurno
•Integralização do Curso: 4,5 anos
•Titulação: Bacharel em Engenharia de Software
•Carga Horária Total: 3.200 horas

FORMAÇÃO

Ciência da Computação

Matemática

Engenharia de Produção
BENEFÍCIOS DO CURSO PARA A SOCIEDADE
Os produtos de software têm ajudado a sociedade quanto à eficiência e à produtividade. Eles permitem solucionar problemas de forma mais eficaz e fornecem um ambiente muitas vezes, mais seguro, mais flexível e mais aberto.
COMPETÊNCIAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação visa atender a demanda de profissionais capazes de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução de problemas organizacionais e sociais, além de serem responsáveis por administrar os sistemas de informação das organizações, planejar e gerenciar a infraestrutura dos bens tecnológicos, bem como desenvolver e evoluir sistemas para uso em processos organizacionais. Abaixo, iremos informar alguns dados do curso.
IDENTIDADE

Nome: Sistemas de Informação
Grau: Bacharelado
Turno: Noturno
Duração: 5 anos


Função: Responsável por desenvolver e administrar programas informatizados de armazenamento e compartilhamento de dados. Sua missão consiste em organizar e garantir acesso à informação para todos os departamentos de uma empresa.

• Ciência da Computação
• Matemática
•
Administração

O profissional trabalha com a parte administrativa dos sistemas computacionais.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
•Número de Vagas Anuais: 50
•Turno de Funcionamento: Noturno
•Integralização do Curso: 5 anos
•Titulação: Bacharel em Sistemas de Informação
•Carga Horária Total: 3.015 horas

FORMAÇÃO

Ciência da Computação

Matemática

Administração
BENEFÍCIOS DO CURSO PARA A SOCIEDADE
Os Sistemas de Informação e as Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações representam, para a sociedade, potenciais ganhos de eficiência no uso de recursos, com impactos na produtividade e na competitividade das empresas e do país em geral, em um cenário nacional e internacional cada vez mais globalizado e competitivo.
COMPETÊNCIAS
