Olá,
Sejam bem-vindos ao EduEJA!
Esta Plataforma Educacional Colaborativa, denominada de EduEJA, tem como objetivo contribuir na formação continuada do professor da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e outros níveis de ensino, visando a comunicação e compartilhamento de materiais digitais, interações, orientações e dicas sobre Metodologias Ativas (MAs), buscando inovar o processo de ensino e aprendizagem, além de aperfeiçoar o desempenho dos alunos na aquisição dos conhecimentos.
Essa plataforma é produto do projeto intitulado “EduEJA: Uma Plataforma Educacional Colaborativa de Metodologias Ativas para Contribuir na Formação do Professor da Educação de Jovens e Adultos do Município de Itacoatiara”, que faz parte do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (PAINTER), vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Para compreendermos melhor sobre o conceito de MAs e suas práticas, além de termos uma percepção de sua aplicação nas escolas da EJA do Município de Itacoatiara, realizamos as etapas abaixo. Todos os resultados obtidos das 3 etapas são frutos de nossas pesquisas científicas e estão detalhadas nesta plataforma.
Etapa 01
Descrever as principais ações práticas e procedimentos para o ensino das propostas curriculares por meio do uso de metodologias Ativas
Etapa 02
Identificar as principais dificuldades e possíveis soluções em relação ao ensino e ao aprendizado previsto a proposta curricular da Educação de Jovens e Adultos do munícipio de Itacoatiara
Etapa 03
Elaborar um Guia Educacional que possa orientar os professores a trabalharem as propostas curriculares utiliazndo Metodologias Ativas
Na Etapa 1 foi realizada uma Revisão Bibliográfica (o Relatório encontra-se disponível na página Relatórios Técnicos) visando responder 4 questões de pesquisa (QP): QP1: Quais os tipos de MAs estão sendo aplicadas nas atividades de ensino e aprendizagem do ensino fundamental, médio ou EJA?; QP2: Quais são os benefícios e dificuldades em relação à adoção das MAs?; QP3: Quais as disciplinas e conteúdos estão sendo abordados na aplicação das atividades que fazem uso de MAs?; QP4: Como é aplicado o conteúdo das propostas curriculares que utilizam MAs?
Na Etapa 2 foi realizada uma Pesquisa de Opinião (o Relatório encontra-se disponível na página Relatórios Técnicos) cujo objetivo foi identificar as aplicações e possíveis dificuldades em relação as Metodologias Ativas utilizadas nas Escolas da EJA do Município de Itacoatiara.
Na Etapa 3 foi desenvolvido um Guia Educacional (o Guia encontra-se disponível na página Guia Educacional) que possui muitas informações e orientações com o intuito de auxiliar na aplicação das seguintes MAs em sala de aula: Sala de Aula Invertida, Instrução Por Pares, Painel Integrado, Gamificação, Discussão Ativa, Aprendizagem Baseada em Equipes, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos.
Na página Metodologias Ativas apresentamos as MAs mais conhecidas na literatura e seus mitos, além de incluirmos uma MA que não está presente na literatura. Ela foi desenvolvida por uma de nossas pesquisadoras conforme suas experiências de aplicações de MAs em sala de aula. Essa MA se chama “Discussão Ativa”.
Desejamos que esta plataforma educacional favoreça a construção de saberes e práticas da docência na EJA e nos outros níveis de ensino, possibilitando estratégias metodológicas de ensino que garanta aulas dinâmicas, colaborativas e que tenha a maior participação efetiva do aluno na construção do seu aprendizado. Assim, esperamos que todo o material disponível e orientações sejam de grande valia para o desenvolvimento de habilidades e competências no ensino e aprender.