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METODOLOGIAS ATIVAS

As Metodologias Ativas de Ensino são processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema, um caso, ou construir e executar um projeto. Nela, o professor atua como facilitador ou orientador de forma que o aluno seja o grande protagonista do seu conhecimento, onde ele poderá realizar pesquisas, refletir e decidir por si só o que fazer para atingir um objetivo. Esse processo estimula a aprendizagem através do fornecimento de meios para se desenvolver a capacidade de análise de situações e a apresentação de soluções em consonância com o perfil psicossocial da comunidade onde está inserido (Cecy, Oliveira e Costa, 2013). A seguir serão apresentadas três definições sobre MAs:

É uma concepção educativa que estimula processos de construção de ação-reflexão-ação em que o estudante tem uma postura ativa em relação ao seu aprendizado numa situação prática de experiências (Freire, 2005).
As Metodologias Ativas são aquelas que criam oportunidades, para que questões contextualizadas no dia a dia do estudante sejam trabalhadas no espaço educacional e proporcionam experiências inovadoras das práticas pedagógicas abordando diferentes jeitos de ensinar e de aprender (Deponti e Bulegon, 2018).
As Metodologias Ativas de aprendizagem estão alicerçadas na autonomia, no protagonismo do aluno. Têm como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade (Camargo e Daros, 2018).

Esse tipo de Metodologia é centrado na participação efetiva dos estudantes na construção do seu processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. Logo, pode-se construir o conhecimento do aluno a partir de três movimentos híbridos principais, que são: (i) a construção individual – onde o aluno percorre e escolhe o seu caminho, (ii) a grupal – onde o aluno amplia sua aprendizagem por meio de diferentes formas de envolvimento, interação e compartilhamento de saberes, atividades e produções com seus pares, com diferentes grupos, com diferentes níveis de supervisão docente e, por último, tem-se (iii) a tutorial – em que aprende-se com a orientação de pessoas mais experientes em diferentes campos e atividades (curadoria, mediação, mentoria). Destaca-se que em todos os níveis deve-se haver orientação e supervisão do professor, pois essencial para que o aluno avance mais profundamente em sua aprendizagem (Bacich e Moran, 2018).

Vantagens das Metodologias Ativas

Com as mudanças tecnológicas, sociais e educacionais das últimas décadas, o ambiente escolar vem sofrendo diversas transformações. Os alunos de hoje são diferentes dos estudantes do passado, pois estão sempre conectados e têm acesso fácil a todo tipo de informação. Criar aulas mais dinâmicas e de acordo com a realidade dos alunos, ajuda a motivá-los a serem protagonistas na construção do conhecimento.

O uso exclusivo dos métodos tradicionais de ensino não é suficiente para promover uma aprendizagem significativa. Neste modelo, o professor é visto como detentor do saber, enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem e os recursos utilizados são somente quadro e giz, com o professor expondo conteúdos (Nicola e Paniz, 2016). Já na metodologia ativa, o aluno é o centro do seu processo de aprendizagem, torna-se mais ativo e participativo, além de criar oportunidades para a construção de seu conhecimento (Bacich e Moran, 2018).

São muitos os benefícios ao trazer as metodologias ativas para dentro da sala de aula. O principal é a transformação na forma de conceber o aprendizado, ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente e resolva problemas conectando ideias que, em princípio, parecem desconectadas. Destaca-se diversos outros benefícios no uso de MAs:

O aluno é responsável e principal agente da construção de seu conhecimento

Incentiva cada aluno a aprender de forma autônoma e participativa

Amplia o engajamento dos alunos

O professor passa de protagonista para coadjuvante do processo de aprendizado

O conhecimento deixa de ser apenas transmitido e passa a ser obtido de forma ativa

Ajuda no desenvolvimento de habilidades colaborativas

Amplia o pensamento crítico do aluno

Permite a reflexão e problematização da realidade

Permite a otimização e flexibilidade do tempo de estudo

Mitos sobre Metodologias Ativas

Em razão de as metodologias ativas serem algo relativamente novo e que contrasta com práticas tradicionais, é comum que elas sejam alvo de dúvidas e mitos. Veja, a seguir, alguns exemplos de mitos sobre as MAs que você precisa saber (Faz Educação e Tecnologia, 2020):

Tipos de Metodologias Ativas

As metodologias ativas têm se consolidado como uma estratégia pedagógica, tanto para o desenvolvimento de competências dos alunos, como para quebrar com o conceito tradicional sobre o que é ensinar. Nesse contexto, as metodologias precisam dialogar também com as diferentes iniciativas, projetos e espaços pedagógicos existentes na dinâmica da escola. Por isso, existem diversos tipos de MAs, dentre as quais serão abordadas:

Sala de Aula Invertida

Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) é um método de aprendizado no qual o conteúdo é apresentado para o estudante fora do ambiente escolar. Esse primeiro contato pode acontecer por meio da internet, incluindo videoaulas, games disponibilizados pelos professores, livros e textos didáticos (Bergmann e Sams, 2019)

Instrução Por Pares

Instrução por Pares (Peer Instruction) é uma metodologia desenvolvida pelo professor de Física da Universidade de Harvard (Estados Unidos), Eric Mazur, após alguns anos de observações feitas na própria sala de aula, com o principal objetivo de fazer com que os alunos se engajem ativamente no processo de aprendizagem e compreendam mais significativamente os conceitos estudados (Mazur, 2015).

Painel Integrado

Painel Integrado (Gallery Walk) é um recurso didático que possibilita uma maior interação entre os alunos, auxilia na socialização e permite o aprofundamento de discussões sobre o tema sugerido. A ideia central do Painel Integrado é estimular o aprendizado por todos os alunos, de modo que todos participem e tenham acesso a todo conteúdo (Leal, Miranda e Nova, 2018)

Gamificação

A Gamificação (Gamification) como estratégia de ensino pode ser considerada como um exemplo de ensino metodologia ativa quando o professor, por meio de regras claras (contrato didático), desafia e estimula os alunos a realizarem suas missões (tarefas). Consiste, basicamente, na utilização de jogos e/ou de técnicas de design de jogos para ensinar os alunos (Murta, et al., 2015).

Discussão Ativa

Discussão Ativa (Active Discussion) desafia o aluno ao fazer com que ele, primeiramente sozinho, reflita sobre a questão conceitual e depois, como opção, faz com que busque aprimorar seus conhecimentos através da discussão em equipe, propiciando uma melhor compreensão acerca da questão. Dessa forma, os alunos trocam ideias e interagem entre si (Monteiro et. al, 2023)

Aprendizagem Baseada em Times

Aprendizagem Baseada em Equipes (Team Based Learning) é uma metodologia de ensino que aplica técnicas e processos característicos para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. É focada no desenvolvimento da comunicação e responsabilidade e propicia um comprometimento do aluno consigo mesmo e com a equipe. Trata-se de um método que apresenta inúmeros benefícios — entre eles, a construção de habilidades de comunicação, o trabalho em conjunto e a valorização das capacidades cognitivas (Oliveira, 2015)

Aprendizagem Baseada em Problemas

Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning) apoia-se numa estratégia em que os alunos trabalham com o objetivo de resolver alguma questão apresentada pelo professor. Dessa forma, a figura do estudante como receptor de informação perde lugar para um aprendiz que resolve questões e que aplica, no dia a dia, o conhecimento adquirido (Frezatti, et al., 2018)

Aprendizagem Baseada em Projetos

Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning) é uma metodologia na qual os alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um produto. Utiliza atividades em grupo focadas em capturar a atenção dos alunos através de problemas do mundo real (Castro, 2020)

Quer saber como aplicar cada metodologia? Acesse nosso GUIA

Referências

Bacich, L.; Moran, J. Sala de Aula Invertida. Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. RJ: Ed. LTC, 2019.

Bergmann, J.; Sams, A. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Penso Editora, 2018.

Camargo, F.; Daros, T. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Castro, R. 6 Dicas para Implementar a Aprendizagem Baseada em Projetos. 2020. Disponível em: https://www.fazeducacao.com.br/implementar-aaprendizagem-baseada-em-projetos.

Acesso em: 23 set. 2022.

Cecy, C.; Oliveira, G.; Costa, E. Metodologias Ativas: Aplicações e Vivências em Educação Farmacêutica. Brasília: Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico, 2013.

Deponti, M.; Bulegon, A. Uma Revisão de Literatura sobre o Uso da Metodologia Sala de Aula Invertida para o Ensino de Física. Revista Eletrônica Vidya, v. 38, n. 2, 2018.

Faz Educação e Tecnologia. 5 Mitos sobre as Metodologias Ativas que Você Precisa Saber. 2020. Disponível em: https://www.fazeducacao.com.br/5-mitos-sobre-metodologias-ativas.

Acesso em: 24 nov. 2022. https://www.fazeducacao.com.br/5-mitos-sobre-metodologias-ativas. https://www.fazeducacao.com.br/5-mitos-sobre-metodologias-ativas.

Freire, P. Pedagogia do Oprimido. 49 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2005.

Frezatti, F.; Martins, D.; Mucci, D.; Lopes, P. prendizagem Baseada em Problemas (PBL): Uma Solução para Aprendizagem na Área de Negócios. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Monteiro, C; Ferreira, G. Passos, O.; Amorim, R.; Freitas, E. e Silva, A. Relatório Técnico Científico: Identificação das Principais Aplicações Práticas e Procedimentos das Metodologias Ativas.

2023. Disponível em: http://projetosufam.com.br/edueja. Acesso em: 04 fev. 2023.

Murta, C.; Valadares, M.; Moraes, W. B. Possibilidades Pedagógicas do Minecraft: Incorporando Jogos Comerciais na Educação. Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online,

2015. https://www.fazeducacao.com.br/5-mitos-sobre-metodologias-ativas.

Nicola, J.; Paniz, C. A Importância da Utilização de Diferentes Recursos Didáticos no Ensino de Biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

Oliveira, C. Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem: Manual do TBL. São Paulo: Edição do Autor, 2015.