O PROJETO: Promovendo os Cursos de Computação do ICET/UFAM

A computação trouxe muitos avanços, benefícios e facilidades para as pessoas, seja através de aplicativos, programas ou softwares. Atualmente muitas organizações dependem vitalmente da informática e dos serviços executados pelos profissionais da Tecnologia da Informação (TI). É muito difícil imaginar uma empresa sem recursos de TI, e por este motivo esta é uma das áreas que mais cresce atualmente. Esse tipo de profissional é responsável por desenvolver, administrar e cuidar da gerência da informação e ainda por utilizar mecanismos e equipamentos para reunir dados, de maneira a produzir informações para a tomada de decisões. Segundo as pesquisas a taxa de emprego na área de TI é uma das que mais cresce devido as diversas ramificações, como Administrador de Banco de Dados e Redes, Desenvolvedor, Segurança da Informação, Qualidade de Software e Suporte Técnico. Nesse sentindo, este projeto visa promover a divulgação dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas para os alunos do Ensino Médio das escolas do município de Itacoatiara. Espera-se, como resultado, despertar nos formandos a vocação para a carreira de nível superior na área de Computação.


Este projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Extensão – PIBEX da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (DPROEX/PROEXT/UFAM) e é coordenado pelos Professores Odette Passos e Rainer Amorim sendo desenvolvido pelos alunos Thais Souza, Ronaldo Júnior, Raimundo Santos, Floriano Bauer, Aline Coutinho, Ricardo Reis, Naelly Brito, Micaelle Queiroz, Kevily Oliveira e Daniele Vasconcelos dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software.


Saiba mais sobre os Cursos de Computação acessando a CARTILHA.


TOUR PELO ICET/UFAM


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI)

OS BENEFÍCIOS

As organizações em geral dependem totalmente da função de Sistemas de Informação para sua operação e possuem nas Tecnologias de Informação e Comunicação sua principal ferramenta de trabalho, em todas suas áreas funcionais (produção, marketing, recursos humanos, finanças, etc.). A área de Sistemas de Informação contribui de forma importante em diversos domínios, incluindo empresas e governo. Esta área lida com sistemas complexos que requerem conhecimentos técnicos e organizacionais para serem projetados, desenvolvidos e gerenciados, que afetam tanto as operações como as estratégias das organizações. Os Sistemas de Informação e as Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações representam, para a sociedade, potenciais ganhos de eficiência no uso de recursos, com impactos na produtividade e na competitividade das empresas e do país em geral, em um cenário nacional e internacional cada vez mais globalizado e competitivo.


O PERFIL DOS EGRESSOS

1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Administração visando o desenvolvimento e a gestão de soluções baseadas em tecnologia da informação para os processos de negócio das organizações de forma que elas atinjam efetivamente seus objetivos estratégicos de negócio;

2. Possam determinar os requisitos, desenvolver, evoluir e administrar os sistemas de informação das organizações, assegurando que elas tenham as informações e os sistemas de que necessitam para prover suporte as suas operações e obter vantagem competitiva;

3. Sejam capazes de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações, bem como desenvolver e evoluir sistemas de informação para uso em processos organizacionais, departamentais e/ou individuais;

4. Possam escolher e configurar equipamentos, sistemas e programas para a solução de problemas que envolvam a coleta, processamento e disseminação de informações;

5. Entendam o contexto, envolvendo as implicações organizacionais e sociais, no qual as soluções de sistemas de informação são desenvolvidas e implantadas;

6. Compreendam os modelos e as áreas de negócios, atuando como agentes de mudança no contexto organizacional;

7. Possam desenvolver pensamento sistêmico que permita analisar e entender os problemas organizacionais.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

1. Selecionar, configurar e gerenciar tecnologias da Informação nas organizações;

2. Atuar nas organizações públicas e privadas, para atingir os objetivos organizacionais, usando as modernas tecnologias da informação;

3. Identificar oportunidades de mudanças e projetar soluções usando tecnologias da informação nas organizações;

4. Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e integração das soluções propostas;

5. Gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma organização;

6. Modelar e implementar soluções de Tecnologia de Informação em variados domínios de aplicação;

7. Aplicar métodos e técnicas de negociação;

8. Gerenciar equipes de trabalho no desenvolvimento e evolução de Sistemas de Informação;

9. Aprender sobre novos processos de negócio;

10. Representar os modelos mentais dos indivíduos e do coletivo na análise de requisitos de um Sistema de Informação;

11. Aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação;

12. Entender e projetar o papel de sistemas de informação na gerência de risco e no controle organizacional;

13. Aprimorar experiência das partes interessadas na interação com a organização incluindo aspectos de humano-computador;

14. Identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão;

15. Fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de tecnologia da informação;

16. Gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade dos sistemas de informação.


Texto retirado da Resolução Nº 5/2016 - ME e do Parecer CNE/CES Nº 136/2012 - ME


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ENGENHARIA DE SOFTWARE (ESO)

OS BENEFÍCIOS

Todo usuário interage (via mouse, microfone, teclado, câmera, tela sensível, etc.) com o software e este, por sua vez, interage com o hardware dos computadores. O software desempenha um papel central em quase todos os aspectos da vida cotidiana, no governo, bancos e finanças, educação, transporte, entretenimento, medicina, agricultura, indústria e direito, entre outros. Softwares, inclusive, mantêm funcionando os vários serviços eletrônicos e programas sociais de larga escala dos governos, o fornecimento de energia elétrica, as redes de telecomunicações, os serviços de transporte aéreo, os caixas eletrônicos dos bancos, os cartões de crédito, as bolsas de valores e mercadorias, e muito mais. Os produtos de software têm ajudado a sociedade quanto à eficiência e à produtividade. Eles permitem solucionar problemas de forma mais eficaz e fornecem um ambiente muitas vezes, mais seguro, mais flexível e mais aberto. Os produtos de software estão entre os mais complexos dos sistemas artificiais, e software, por sua própria natureza, tem ainda propriedades essenciais intrínsecas (por exemplo, a complexidade, a invisibilidade e a mutabilidade), que não são fáceis de serem dominadas.


O PERFIL DOS EGRESSOS

1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Produção, visando a criação de sistemas de software de alta qualidade de maneira sistemática, controlada, eficaz e eficiente que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas;

2. Sejam capazes de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação;

3. Sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de software, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade;

4. Entendam o contexto social no qual a construção de Software é praticada, bem como os efeitos dos projetos de software na sociedade;

5. Compreendam os aspectos econômicos e financeiros, associados a novos produtos e organizações;

6. Reconheçam o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

1. Investigar, compreender e estruturar as características de domínios de aplicação em diversos contextos que levem em consideração questões éticas, sociais, legais e econômicas, individualmente e/ou em equipe;

2. Compreender e aplicar processos, técnicas e procedimentos de construção, evolução e avaliação de software;

3. Analisar e selecionar tecnologias adequadas para a construção de software;

4. Conhecer os direitos e propriedades intelectuais inerentes à produção e utilização de software;

5. Avaliar a qualidade de sistemas de software;

6. Integrar sistemas de software;

7. Gerenciar projetos de software conciliando objetivos conflitantes, com limitações de custos, tempo e com análise de riscos;

8. Aplicar adequadamente normas técnicas;

9. Qualificar e quantificar seu trabalho baseado em experiências e experimentos;

10. Exercer múltiplas atividades relacionadas a software como: desenvolvimento, evolução, consultoria, negociação, ensino e pesquisa;

11. Conceber, aplicar e validar princípios, padrões e boas práticas no desenvolvimento de software;

12. Analisar e criar modelos relacionados ao desenvolvimento de software;

13. Identificar novas oportunidades de negócios e desenvolver soluções inovadoras;

14. Identificar e analisar problemas avaliando as necessidades dos clientes, especificar os requisitos de software, projetar, desenvolver, implementar, verificar e documentar soluções de software baseadas no conhecimento apropriado de teorias, modelos e técnicas.


Texto retirado da Resolução Nº 5/2016 - ME e do Parecer CNE/CES Nº 136/2012 - ME


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