Vote Chapa 30

30 anos da UFAM em Itacoatiara
Consolidando o presente e construindo o futuro

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Quem Somos

Professor Doutor Geone Maia Correa

É casado e pai de três filhos. Ingressou na UFAM em 2000, onde concluiu o curso de Química no ano de 2004. Concluiu o mestrado em Química no ano de 2007 e o doutorado no ano de 2013. Em 2007 foi aprovado em concurso público para área de Química Orgânica no ICET/UFAM. Foi o primeiro coordenador do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia. Aprovou projeto na FAPEAM e coordenou projetos de pesquisa e de extensão no ICET. Em outubro de 2013 assumiu a coordenação do curso de Química Industrial onde permaneceu até 2015, com destaque ao intenso trabalho iniciado na alteração da matriz curricular do referido curso. Em 2016, assumiu a Coordenação Acadêmica do ICET onde permaneceu frente ao cargo até janeiro de 2019. Durante esse período continuou lecionando disciplinas na área de Química, e foi um dos coordenadores do PIAP de Química Geral. Nos últimos 5 anos, aprovou projeto de pesquisa no CNPQ e FAPEAM, orientou alunos de Iniciação Científica e em Extensão Universitária, além de ter participado de eventos científicos, publicado 7 artigos científicos, 2 capítulos de livros, mais de 10 resumos em anais de eventos e participado de 28 bancas de mestrado/ doutorado e qualificações. Em janeiro de 2019 foi nomeado para Direção do ICET, onde atuou ativamente na busca por melhorias do instituto.

Professora Doutora Nayana C. G. Teles

É casada e “mãe” de PET. Ingressou na UFAM em 1999, onde concluiu o curso de Psicologia. Concluiu o mestrado e o doutorado em Psicologia da Educação na PUC/SP. Foi professora efetiva, por 2 anos e 7 meses, da Secretaria Municipal de Educação. Cursou e concluiu o curso de Especialização em Psicologia Clínica. Em 2007 foi aprovada em concurso público do ICET/UFAM. Foi duas vezes Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia. Participou ativamente na elaboração dos projetos políticos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura do ICET e conduziu os trabalhos de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, criado pela Resolução CEG nº 006, de 19 de março de 2021. Concluiu o mestrado e o doutorado em Psicologia da Educação, na PUC/SP, retornando ao ICET/UFAM em 2019. Aprovou projetos no Programa Ciência na Escola do CNPq e no Programa de Apoio de à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas pela FAPEAM. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFAM e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade. Desenvolve os projetos de Pesquisa/Extensão. Orienta alunos de mestrado e de Iniciação Científica, e é vice-coordenadora do Residência Pedagógico/Biologia do ICET.

TAE Naydson Lima de Aquino

É casado e Assistente em Administração na UFAM desde outubro de 2014. Natural de Alenquer/PA, é Licenciado em Pedagogia (FACIBRA). Possui experiências Administrativas em empresas privadas. Por 5 anos foi secretário escolar da SEDUC-PA na cidade de Santarém/PA. Em 2014, ingressou no ICET como Assistente em Administração, incialmente auxiliando a Coordenação Administrativa e contribuindo com as atividades desenvolvidas pela Coordenação, como, por exemplo, elaboração do boletim de frequência dos servidores do Instituto. Participou da equipe da Divisão de Assistência Estudantil e Coordenação do Núcleo de Acessibilidade “EU APOIO”, sendo chamado logo após para ser Secretário Executivo da Direção. Em 2017, assumiu a Gerência de Recursos Humanos do ICET, também coordenando a equipe de assistência estudantil durante o período em que o ICET ficou sem assistente social. Tem participação efetiva no projeto de descentralização de atividades que antes pertenciam a SEDE como: publicações das etapas de concursos e PSS do Magistério Superior, nomeação e contratação de professores substitutos, desbloqueio de acesso ao SIGEPE, acompanhamento e homologação de férias.

A Universidade

Diante da maior crise sanitária e humanitária dos últimos 100 anos.

  • 01 O Brasil hoje enfrenta, segundo a Fiocruz, a maior crise sanitária e hospitalar de sua história

    Da eclosão dos casos de COVID-19 em março de 2020 até a presente data, o Brasil já enfrentou duas “ondas” de contaminação graves e assustadoras, e enfrenta a ameaça de uma terceira onda. É neste cenário que a próxima direção do ICET deverá atuar, com todas as incertezas e desafios da pandemia e do pós-pandemia. Muitos desafios se colocam, desde garantir a segurança da comunidade quando do retorno a ocupação dos espaços físicos da universidade, até a adoção de estratégias de recuperação da aprendizagem dos discentes e de combate a retenção e a evasão.

  • Nesta direção, apresentamos a seguir o plano de gestão da chapa: “Acolher, Incluir e Avançar: Consolidando o Presente e Construindo o Futuro”.
    Chamamos a sua atenção para as três primeiras palavras da chapa “Acolher, Incluir e Avançar”, que entende a necessidade de que é preciso garantir que a comunidade seja acolhida, que suas dores e angústias sejam reconhecidas, por uma gestão que preze, acima de tudo, pela ética, respeito e honestidade das relações.
    Acolher e incluir a diferença nos torna melhores e maiores, logo, para avançarmos como universidade é imprescindível incluir todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, potencialidades e limitações, ideias, concepções de mundo e de universidade, dialogando e ponderando a cada tomada de decisão.
    Avançamos, mas é preciso avançar mais, sonhar e lutar o bom combate, construindo um ICET que poderá se tornar, futuramente, a Universidade do Médio Amazonas.

  • Nós, candidatos da Chapa “Acolher, Incluir e Avançar: Consolidando o Presente e Construindo o Futuro”, nos comprometemos a conduzir nossas ações a partir da valorização do trabalho e compromisso com os princípios éticos, democráticos e de respeito a todos os seus colaboradores, membros da comunidade universitária e da sociedade; bem como pela transparência das ações administrativas nos diversos setores da Unidade Acadêmica, de modo que possam atender aos anseios e às peculiaridades da nossa sociedade.
    Entendemos que a busca pela excelência do Ensino, Pesquisa e Extensão são indispensáveis para esta unidade acadêmica. Para tanto, a coletividade do trabalho e a capacidade produtiva da comunidade universitária, tornará o ICET referência no Estado do Amazonas. Pois, com o aumento da oferta de vagas nos cursos superiores, proporcionaremos à comunidade em geral o prosseguimento em sua formação acadêmica com qualidade, e desta forma, contribuindo de maneira significativa para o crescimento e o desenvolvimento socioeconômico da Região do Médio Amazonas.

 

Administração Geral

Muitas foram as conquistas da atual gestão, apesar de todos os desafios impostos, como listaremos a seguir:

  • Conclusão da Moradia universitária (RUNI/ICET)
  • Inauguração do campus II
  • Criação do curso de pedagogia
  • Criação da incubadora do ICET
  • Cobertura de passarelas
  • Criação da semana pedagógica
  • Apoio a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e demais semanas dos cursos
  • Melhorias nos conceitos ENADE de todos os cursos do ICET
  • Os cursos de Agronomia, Engenharia de Produção, Engenharia Sanitária, Química Industrial e Engenharia de Software foram avaliados com o conceito 4 durante visitas in loco
  • Aumento no quantitativo de professores e TAES com mestrado e doutorado
  • Aquisição de insumos e equipamentos para o retorno pós-pandemia
  • Busca de parcerias e solicitações de apoio a pesquisa
  • Entre outros, que podem ser consultados no nosso Plano de Gestão

Propostas

Propostas da Chapa "Acolher, Incluir e Avançar".

Infraestrutura

  • Construção do Restaurante Universitário
  • Construção da Fazenda Experimental do ICET
  • Construção da Farmácia Escola
  • Construção do Laboratório Escola do Curso de Farmácia
  • Ampliação do Estacionamento do Campus I
  • Construção Almoxarifado
  • Reestruturar, otimizar e ampliar espaços do ICET
  • Manutenções prediais do ICET

Transporte

Buscar parcerias com os Governos Municipal e Estadual para garantir o transporte da comunidade acadêmica para o Campus II

Segurança

  • Viabilizar serviço de vigilância para o campus e RUNI
  • Estudar a matriz ocupacional da UFAM com objetivo de resgatar vagas de TAES e Docentes, além da busca de novas vagas
  • Buscar parcerias com o SIASS (prefeitura) para a vigilância da saúde no ambiente do trabalho
  • Construir Laboratório Escola do Curso de Farmácia
  • Manter os extintores de incêndios disponíveis no instituto dentro do prazo de validade

Alimentação, Acessibilidade e Inclusão Digital e Almoxarifado

  • Viabilizar o funcionamento da cantina do ICET por meio da gerência de licitação e fiscalizar os serviços para manter a qualidade dos serviços
  • Aprimorar o serviço de internet para a comunidade acadêmica
  • Informatizar o setor de almoxarifado com um sistema que auxilie no controle efetivo de entrada e saída de materiais de consumo e equipamentos e que subsidie as futuras aquisições

Gestão de Pessoas e Valorização do Profissional

  • Incentivar a Capacitação de Docentes e Técnicos Administrativos em Educação do ICET, com a participação coletiva e democrática.
  • Combater toda e qualquer forma de discriminação, violência e assédio no ambiente universitário.
  • Promover ações voltadas à saúde mental dos servidores e alunos, como grupos de conversa e grupos de acolhimento com a participação de equipe multidisciplinar.
  • Propor a reformulação de Resoluções da UFAM, promovendo discussões das normas vigentes, através de grupos de trabalho, considerando as demandas e anseios da comunidade acadêmica do ICET, e propondo modificações que serão encaminhadas aos órgãos competentes para providências.
  • Incentivar a comunidade universitária (Discentes, Técnicos, Discentes e o representante da comunidade) a participar ativamente dos conselhos superiores (CONSEPE, CONSAD, CONSUNI e outros), ampliando e fortalecendo a participação das unidades do interior nas decisões colegiadas da UFAM.

Inclusão, Diversidade e Assistência Estudantil

A seguir são detalhadas as propostas relacionadas a assistência estudantil.

  • Fortalecer o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, fomentando parcerias com outros agentes públicos, realizando campanhas de conscientização e respeito à diferença e ampliando a busca ativa de alunos.
  • Rever, reestruturar e ampliar a acessibilidade dos estudantes com deficiências e necessidades especiais às dependências da instituição, identificando e solucionando as barreiras de acessibilidade, sejam elas arquitetônicas, de atitude, sociais e/ou de comunicação.
  • Estimular e apoiar Programas de Educação Tutorial (PET) e estimular a criação de empresas juniores.
  • Implantação do Núcleo de Apoio Pedagógico, constituído por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, pedagogo, professores das diferentes áreas, além de discentes), com o objetivo de realizar ações de acompanhamento dos discentes, recuperação da aprendizagem através do enfrentamento das dificuldades acadêmicas, com a continuação das ações de nivelamento e otimização da monitoria.
  • Defender o aumento do quantitativo e do valor monetário de auxílio acadêmico destinado aos alunos do ICET.
  • Reivindicar, junto à administração superior, a abertura de editais de fluxo contínuo para a seleção de discentes do ICET para ingresso nos programas auxílio moradia e auxílio acadêmico.
  • Apoiar a participação dos discentes em eventos esportivos e científicos.
  • Aumentar a participação dos discentes nos Programas de Mobilidade Estudantil, através da ampla divulgação da importância da participação para a formação pessoal e profissional e do oferecimento do suporte administrativo necessário para a concretização do intercâmbio.

Ensino de Graduação

A seguir são detalhadas as propostas relacionadas ao ensino de graduação.

  • Realizar, com a parceria do DAE/PROEG projeto piloto de readequação, reestruturação e modernização dos projetos pedagógicos dos cursos, fomentando a virtualização de disciplinas e a inclusão de metodologias ativas de aprendizagem nos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação presenciais, a legislação e o processo avaliativo do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira – INEP, e as demandas do mercado de trabalho.
  • Fomentar a realização de ações de investigação das causas de retenção e evasão nos cursos de graduação, pelos Colegiados e Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos, com o intuito de planejar e executar ações voltadas a permanência dos alunos na graduação, minimizando o jubilamento e a desperiodização, promovendo a melhoria dos indicadores de aprendizagem de nossos estudantes, garantindo seu sucesso acadêmico e profissional.
  • As duas ações acima descritas, além daquelas voltadas a melhoria da infraestrutura e formação docente, ajudarão os cursos a alcançar a excelência.
  • Criar novos cursos, como a Licenciatura em Química no horário noturno e o Bacharelado em Administração.

Pesquisa e Pós-Graduação

A seguir são detalhadas as propostas relacionadas a Pesquisa e Pós-Graduação.

  • Estimular a participação dos docentes em programas de pós-graduação da UFAM.
  • Incentivar os professores a realizarem pesquisas com financiamento externo e de órgãos de fomento, como FAPEAM e CNPq, inclusive com adequação da carga horária em sala de aula, quando da consequente publicação de artigos em eventos e periódicos de grande impacto.
  • Incentivar a criação de grupos de pesquisa e fortalecer os já existentes.
  • Buscar, junto a Pró Reitoria da Pesquisa e Pós-Graduação, apoio para o fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA), inclusive com ampliação de bolsas.
  • Criar o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.
  • Estimular e apoiar a oferta de cursos de pós-graduação latu senso voltados as necessidades do município de Itacoatiara.
  • Buscar parcerias com universidades nacionais e internacionais, promovendo a participação dos professores pesquisadores em redes de pesquisa, impulsionando a produção do conhecimento, o processo de inovação resultantes do intercâmbio de informações e a internacionalização da universidade.

Extensão

A seguir são detalhadas as propostas relacionadas a Extensão.

  • Incentivar e auxiliar o desenvolvimento de projetos de extensão pelos diversos cursos do ICET, respeitando as demandas da comunidade e fortalecendo a sua participação e tomada de decisões.
  • Apoiar os Comitês Científicos (Pesquisa e Extensão) do ICET.
  • Buscar parcerias estratégicas com o setor produtivo e governamental para o financiamento de programas e projetos de extensão voltados a preservação da biodiversidade e ao desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios do Médio Amazonas.