A Universidade
Diante da maior crise sanitária e humanitária dos últimos 100 anos.
Envie suas críticas e sugestões para [email protected]
É casado e pai de três filhos. Ingressou na UFAM em 2000, onde concluiu o curso de Química no ano de 2004. Concluiu o mestrado em Química no ano de 2007 e o doutorado no ano de 2013. Em 2007 foi aprovado em concurso público para área de Química Orgânica no ICET/UFAM. Foi o primeiro coordenador do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia. Aprovou projeto na FAPEAM e coordenou projetos de pesquisa e de extensão no ICET. Em outubro de 2013 assumiu a coordenação do curso de Química Industrial onde permaneceu até 2015, com destaque ao intenso trabalho iniciado na alteração da matriz curricular do referido curso. Em 2016, assumiu a Coordenação Acadêmica do ICET onde permaneceu frente ao cargo até janeiro de 2019. Durante esse período continuou lecionando disciplinas na área de Química, e foi um dos coordenadores do PIAP de Química Geral. Nos últimos 5 anos, aprovou projeto de pesquisa no CNPQ e FAPEAM, orientou alunos de Iniciação Científica e em Extensão Universitária, além de ter participado de eventos científicos, publicado 7 artigos científicos, 2 capítulos de livros, mais de 10 resumos em anais de eventos e participado de 28 bancas de mestrado/ doutorado e qualificações. Em janeiro de 2019 foi nomeado para Direção do ICET, onde atuou ativamente na busca por melhorias do instituto.
É casada e “mãe” de PET. Ingressou na UFAM em 1999, onde concluiu o curso de Psicologia. Concluiu o mestrado e o doutorado em Psicologia da Educação na PUC/SP. Foi professora efetiva, por 2 anos e 7 meses, da Secretaria Municipal de Educação. Cursou e concluiu o curso de Especialização em Psicologia Clínica. Em 2007 foi aprovada em concurso público do ICET/UFAM. Foi duas vezes Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia. Participou ativamente na elaboração dos projetos políticos pedagógicos dos Cursos de Licenciatura do ICET e conduziu os trabalhos de elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, criado pela Resolução CEG nº 006, de 19 de março de 2021. Concluiu o mestrado e o doutorado em Psicologia da Educação, na PUC/SP, retornando ao ICET/UFAM em 2019. Aprovou projetos no Programa Ciência na Escola do CNPq e no Programa de Apoio de à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas pela FAPEAM. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFAM e líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade. Desenvolve os projetos de Pesquisa/Extensão. Orienta alunos de mestrado e de Iniciação Científica, e é vice-coordenadora do Residência Pedagógico/Biologia do ICET.
É casado e Assistente em Administração na UFAM desde outubro de 2014. Natural de Alenquer/PA, é Licenciado em Pedagogia (FACIBRA). Possui experiências Administrativas em empresas privadas. Por 5 anos foi secretário escolar da SEDUC-PA na cidade de Santarém/PA. Em 2014, ingressou no ICET como Assistente em Administração, incialmente auxiliando a Coordenação Administrativa e contribuindo com as atividades desenvolvidas pela Coordenação, como, por exemplo, elaboração do boletim de frequência dos servidores do Instituto. Participou da equipe da Divisão de Assistência Estudantil e Coordenação do Núcleo de Acessibilidade “EU APOIO”, sendo chamado logo após para ser Secretário Executivo da Direção. Em 2017, assumiu a Gerência de Recursos Humanos do ICET, também coordenando a equipe de assistência estudantil durante o período em que o ICET ficou sem assistente social. Tem participação efetiva no projeto de descentralização de atividades que antes pertenciam a SEDE como: publicações das etapas de concursos e PSS do Magistério Superior, nomeação e contratação de professores substitutos, desbloqueio de acesso ao SIGEPE, acompanhamento e homologação de férias.
Diante da maior crise sanitária e humanitária dos últimos 100 anos.
Da eclosão dos casos de COVID-19 em março de 2020 até a presente data, o Brasil já enfrentou duas “ondas” de contaminação graves e assustadoras, e enfrenta a ameaça de uma terceira onda. É neste cenário que a próxima direção do ICET deverá atuar, com todas as incertezas e desafios da pandemia e do pós-pandemia. Muitos desafios se colocam, desde garantir a segurança da comunidade quando do retorno a ocupação dos espaços físicos da universidade, até a adoção de estratégias de recuperação da aprendizagem dos discentes e de combate a retenção e a evasão.
Nesta direção, apresentamos a seguir o plano de gestão da chapa: “Acolher, Incluir e Avançar: Consolidando o Presente e Construindo o Futuro”.
Chamamos a sua atenção para as três primeiras palavras da chapa “Acolher, Incluir e Avançar”, que entende a necessidade de que é preciso garantir que a comunidade seja acolhida, que suas dores e angústias sejam reconhecidas, por uma gestão que preze, acima de tudo, pela ética, respeito e honestidade das relações.
Acolher e incluir a diferença nos torna melhores e maiores, logo, para avançarmos como universidade é imprescindível incluir todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, potencialidades e limitações, ideias, concepções de mundo e de universidade, dialogando e ponderando a cada tomada de decisão.
Avançamos, mas é preciso avançar mais, sonhar e lutar o bom combate, construindo um ICET que poderá se tornar, futuramente, a Universidade do Médio Amazonas.
Nós, candidatos da Chapa “Acolher, Incluir e Avançar: Consolidando o Presente e Construindo o Futuro”, nos comprometemos a conduzir nossas ações a partir da valorização do trabalho e compromisso com os princípios éticos, democráticos e de respeito a todos os seus colaboradores, membros da comunidade universitária e da sociedade; bem como pela transparência das ações administrativas nos diversos setores da Unidade Acadêmica, de modo que possam atender aos anseios e às peculiaridades da nossa sociedade.
Entendemos que a busca pela excelência do Ensino, Pesquisa e Extensão são indispensáveis para esta unidade acadêmica. Para tanto, a coletividade do trabalho e a capacidade produtiva da comunidade universitária, tornará o ICET referência no Estado do Amazonas. Pois, com o aumento da oferta de vagas nos cursos superiores, proporcionaremos à comunidade em geral o prosseguimento em sua formação acadêmica com qualidade, e desta forma, contribuindo de maneira significativa para o crescimento e o desenvolvimento socioeconômico da Região do Médio Amazonas.
Muitas foram as conquistas da atual gestão, apesar de todos os desafios impostos, como listaremos a seguir:
Propostas da Chapa "Acolher, Incluir e Avançar".
Buscar parcerias com os Governos Municipal e Estadual para garantir o transporte da comunidade acadêmica para o Campus II
A seguir são detalhadas as propostas relacionadas a assistência estudantil.
A seguir são detalhadas as propostas relacionadas ao ensino de graduação.
A seguir são detalhadas as propostas relacionadas a Pesquisa e Pós-Graduação.
A seguir são detalhadas as propostas relacionadas a Extensão.